Dificuldade nos centros urbanos: o que as transportadoras enfrentam diariamente.

Consideradas os maiores pontos de concentração da população, as cidades do Brasil, muitas vezes, não desfrutam de uma infraestrutura adequada para a circulação de veículos e pedestres. Nesse contexto, a situação torna-se ainda mais complicada quando trata-se de caminhões de carga e descarga, pois, as ruas dos municípios não estão aptas para receber esse tipo de automóvel.

A urbanização repentina que aconteceu no país trouxe consequências significativas para a configuração das cidades brasileiras nos dias de hoje. Sem planejamento urbano e propostas eficazes para a construção de ruas e avenidas que comportem o trânsito de maneira adequada, os municípios foram se desenvolvendo de maneira espontânea e sem organização.

Esse fato, atualmente, afeta diretamente os serviços de coleta e entrega realizados pelas tranportadoras de cargas, que enfrentam diariamente esses problemas estruturais das cidades brasileiras. Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), com base em um estudo realizado em abril deste ano, as várias regras e restrições à circulação de caminhões nas zonas urbanas, somadas com problemas de sinalização, fiscalização e infraestrutura, acabam prejudicando justamente os serviços realizados pelas transportadoras de mercadorias. Dessa forma, as empresas de transporte de cargas têm que se adaptar a essa realidade, alterando rotas, aumentando custos, modificando prazos de entregas e, em consequência disso, reduzindo a qualidade do serviço.

Nesse sentido, a CNT sugere que, para melhorar o transporte de cargas, é necessário desenvolver políticas públicas de trânsito adequadas, investir em sinalização e fiscalização, além de transformar as vias em espaços compatíveis com as necessidades da população. Dessa forma, centros urbanos como Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Curitiba (alguns dos municípios pesquisados pela CNT), poderão ter suas mercadorias coletadas e entregues com mais rapidez e eficiência, reduzindo, ainda, os custos tanto para as transportadoras quanto para os consumidores e vendedores.

Mesmo com as dificuldades estruturais dos centros urbanos, a Vitlog procura sempre oferecer o melhor do serviço de transporte de cargas, atendendo aos clientes de maneira eficiente e transparente. Conheça mais sobre a nossa atuação e transporte conosco!

Fonte: http://cms.cnt.org.br/Imagens%20CNT/PDFs%20CNT/Log%C3%ADstica%20Urbana%20-%20Restri%C3%A7%C3%A3o%20aos%20Caminh%C3%B5es/logisticaurbana_restricao_caminhoes.pdf

Leia mais notícias

Acessa o formulário para rastreamento de cargas Rastreamento

Rastrear com senha (SSW)

Não possuo senha

Formulário para realizar cotação online Cotação Online

Preencha o formulário de cotação

R$
Kg

PARA MERCADORIAS COM CUBAGEM

cm
cm
cm
cm
cm
cm
cm
cm
cm

Observação: A Vitlog transportes trabalha apenas com empresas com CNPJ, o prazo de retorno do pedido de cotação pode levar até 4h em horário comercial.