Inclusão PCD no mercado de trabalho

Ao longo da história, pessoas com deficiências tiveram seus direitos desrespeitados, uma vez que a inclusão na sociedade ainda é precária. Sem acesso à educação, profissionalização e sem garantias do direito de ir e vir, foram banidos da atuação profissional, fonte de renda que poderia permitir uma melhora em suas condições de vida e autonomia.

A lei nº 8.213/1991 que prevê a contratação de Deficientes nas Empresas, tenta corrigir uma situação desigual que se criou através dos anos em meio ao mercado de trabalho. Sendo assim, cumpre o papel de garantir que pessoas com deficiência tenham a oportunidade de serem inseridas nas empresas, profissionalizando-se, recebendo uma renda que será capaz de inseri-los na sociedade como um todo.

Pelo fato dessas contratações acontecerem por força da lei, parece que desqualifica o profissional contratado e pode dar margens a um pensamento equivocado de favor ou de caridade e isso certamente pode comprometer o desempenho profissional deste, bem como dificultar as relações interpessoais no ambiente de trabalho e consequentemente prejudicar o processo de fidelização do colaborador com deficiência a essa empresa, aumentando neste caso o turnover.

Pessoas com deficiências podem exercer qualquer atividade profissional, considerando apenas as limitações da deficiência que não são maiores que a força das limitações de acessibilidade. Sendo oferecido um espaço e recursos adequados, além de estimulação e valorização, podem contribuir e contribuem de forma positiva e construtiva na atuação profissional.

É importante, contudo, compreender as dificuldades encontradas pela empresa para garantir que essa inclusão seja favorável ao negócio e as relações de trabalho. É nesse ponto que entendo que a lei de cotas serve para favorecer uma mudança cultural, pois a empresa, que até então não se deparava com essa diversidade deverá agora se adequar, modificar, para incluir.

A diversidade é importante em qualquer ambiente. A contratação de PCD’s significa muito mais que cumprir uma lei. Uma PCD pode trazer excelentes aprendizados aos seus colegas. Os profissionais podem aprender mais sobre inclusão e ajuda mútua, valorizando a importância da participação de todos no bom desempenho nos negócios. 

A PCD tem tanta capacidade quanto os outros membros do time, basta que sejam realizadas adaptações para as necessidades que ela apresenta e que a empresa invista neste profissional assim como nos outros colaboradores.

Conheça nosso projeto Vitdiversa que promove oportunidades para pessoas com deficiência: https://www.vitlog.com.br/projetos-sociais/#slide7

Leia mais notícias

Acessa o formulário para rastreamento de cargas Rastreamento

Rastrear com senha (SSW)

Não possuo senha

Formulário para realizar cotação online Cotação Online

Preencha o formulário de cotação

R$
Kg

PARA MERCADORIAS COM CUBAGEM

cm
cm
cm
cm
cm
cm
cm
cm
cm

Observação: A Vitlog transportes trabalha apenas com empresas com CNPJ, o prazo de retorno do pedido de cotação pode levar até 4h em horário comercial.